Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Investors

Sorry, this page isn't available for your location.

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Como modernizar um Data Center em uma empresa do Governo?

Na América Latina, as entidades governamentais caminham, cada vez mais, junto com as últimas tendências tecnológicas. Por este motivo, optam por modernizar seus data centers com a meta de assegurar sua máxima disponibilidade, eficiência e redução do impacto ambiental.

Sugerimos tomar nota das nove recomendações que apresentamos a seguir, para os que têm a responsabilidade de planejar a modernização de um data center do Governo:

  1. Definir a projeção de crescimento da organização: A projeção do crescimento futuro é muito importante para a escolha da arquitetura do data center que melhor equilibrará o custo, a eficiência e a confiabilidade, de acordo com suas prioridades.  A ideia é projetar-se para os próximos 10 a 15 anos.  
  2. Considerar servidores virtualizados: Ter menos servidores não só consome menos eletricidade, como também utiliza menor infraestrutura de refrigeração, o que consome menos energia, portanto a eficiência energética se multiplica pelo data center.  
  3. Avaliar se a computação em nuvem é uma opção: Esta é uma decisão estratégica, especialmente nas instituições governamentais que são encarregadas da segurança nacional ou quando manejam dados confidenciais dos contribuintes. A recomendação é que dados sensíveis a ataques cibernéticos fiquem em data centers próprios enquanto dados menos críticos podem ser migrados para a nuvem por razões de flexibilidade e custo.  
  4. Basear as diretrizes em normas e/ou padrões internacionais: As normas internacionais de data centers como Uptime Institute, ICREA e IDCA são respeitadas por uma razão: elas funcionam! A adoção de tais normas garante, a seu público, a confiança de que ele está em boas mãos.
  5. Focar nas aquisições de equipamentos de climatização especializados para data centers: Está comprovado que os equipamentos de ar condicionado de precisão que são projetados para data centers são mais eficientes, mais rentáveis no longo prazo e mais seguros por terem alta confiabilidade.
  6. Verificar as certificações antes de investir em equipamentos de gestão térmica: Assegure-se de que seu equipamento de refrigeração está certificado por uma entidade de prestígio como AHRI (Instituto de Ar condicionado, Aquecimento e Refrigeração) ou verificar se o implementador da solução conta com certificação ISO. Desta forma, se assegura a alta confiabilidade do data center.
  7. Aplicar um enfoque eco amigável a todas as etapas, soluções e equipamentos: É crucial que todo data center seja amigável com o meio ambiente, como por exemplo avaliar o uso de fontes de energia renováveis e implementar free cooling, que permite aproveitar a temperatura exterior para resfriar equipamentos e economizar até 40% em custos com energia.  
  8. Realizar uma prova de idoneidade do equipamento: Os equipamentos de um data center têm um alto valor. Qualquer vendedor sério deve ser capaz de dar-lhe um teste presencial na fábrica antes da compra do equipamento, ou levá-lo a visitar outros data centers onde se utiliza a mesma tecnologia.  
  9. DCIM requer alinhamento interno: A Gestão da Infraestrutura do Data Center (DCIM em inglês) tem grande potencial para aumentar a eficiência operacional e disponibilidade, mas requer uma revisão dos processos e um compromisso de toda a equipe de TI e de usuários. Assegure-se que os diferentes membros da equipe estejam alinhados antes de implementar o DCIM.

Cremos que se estas nove recomendações forem acolhidas entre as diferentes áreas responsáveis pelo planejamento e implementação de um data center, as entidades governamentais terão uma excelente proteção de sua informação crítica, o que permitirá que a informação sempre esteja ao seu alcance e disponível para os usuários.

Conteúdo Relacionado

Tecnologia de Soluções Modulares Image

Publicações no blog

Tecnologia de Soluções Modulares
INVESTORS
Overview

Selecione o seu país e idioma